Cabelo opaco, pontas espigadas, frizz descontrolado. Quem nunca chegou ao começo do outono com os fios nesse estado lamentável? A “culpa” é dos excessos típicos do verão: a combinação do sol, vento, água do mar ou da piscina danifica os cabelos, e o clima relaxado das férias faz com que as mulheres esqueçam de cuidar dos fios devidamente.
Mas não há motivo para desespero, porque não faltam tratamentos para cuidar dos cabelos danificados. Em casa ou no salão, basta dedicar um tempinho aos tratamentos para recuperar fios macios e brilhantes. O Delas conversou com especialistas que vão ajudar a salvar a saúde e a beleza das madeixas.
Para começar, os fios e o couro cabeludo pedem uma limpeza profunda. “As pessoas dão muita atenção para o comprimento dos cabelos e esquecem da saúde do couro cabeludo. Precisa cuidar da pele onde nascem os cabelos, senão os fios novos não vingam”, afirma o cabeleireiro Wilson Eliodório. Especialmente quem tem o hábito de usar cremes sem enxágue deve se dedicar a uma limpeza mais detalhada antes de fazer a hidratação dos fios. Procure os produtos específicos para limpeza profunda, e ao lavar dedique tempo para massagear todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
Depois da limpeza, Eliodório sugere aplicar óleos essenciais canforados ou mentolados, que promovem o crescimento do cabelo, desobstruem os poros e deixam os fios sedosos e com oleosidade natural. E daí, finalmente, vem a hidratação. “Aplique o produto no comprimento do cabelo durante o banho, massageie e deixe agir enquanto você lava o pé”, aconselha. Hoje em dia as máscaras hidratantes pedem uma pausa de ação a partir de 3 minutos, leia o rótulo e respeite o tempo recomendado pelo fabricante.
Para quem prefere os mimos de um salão de beleza, o cabeleireiro Thiago D’Jesus, especialista em tratamentos do (L)oft Hair Boutique, em São Paulo, sugere um tratamento à base de aminoácidos em duas etapas: “Primeiro a cliente vai ao salão e faz uma limpeza para tirar os resíduos do cabelo. Depois de um intervalo de no mínimo dois dias ela volta e fazemos a reconstrução”.
Depois de tratar os cabelos, em casa ou no salão, algumas medidas simples ajudam a manter os fios bonitos e hidratados por mais tempo. “Evite lavar os fios com água muito quente, que estimula as glândulas sebáceas e deixa o cabelo opaco”, recomenda Roberto Martins, cabeleireiro do salão MR Martin Hair e Beauty, no Rio de Janeiro. Secador muito quente também não faz bem: “Prefira secar os fios com a toalha antes de usar o secador, e use o aparelho na temperatura morna”, aconselha o cabeleireiro Maurício Martins.
Além do estresse e da poluição, uma das principais causas da queda de cabelo é a deficiência de vitaminas. Normalmente, as pessoas que sofrem com a queda de cabelo também sofrem de deficiência de vitamina em suas dietas.
Claro que existem outros fatores que também provocam a queda capilar como problemashormonais, efeitos colaterais de medicamentos e o corte químico. Tirando essas situações em que o organismo está “doente”, e neste caso recomendo que procure um médico ou tricologista para te orientar, se seus cabelos estão quebradiços, opacos sem movimento, brilho e crescimento você pode estar sofrendo da deficiência de vitaminas em seu organismo.
Tá, mais quais são as vitaminas eu preciso? Bem, quando uma pessoa está internada, sofre uma cirurgia, a equipe de nutrição costuma fornecer determinados tipos de alimentos que irão ajudar na cicatrização, etc...
Eh bem assim com os cabelos também, temos que fornecer as vitaminas que irão agir a favoor da saúde capilar . Na tabela de vitaminas temos 8 que são essencias e nos ajudam.
Então, vamos conhecer quais são as 8 vitaminas essenciais para saúde de nossos cabelos:
1. Biotina (Vitamina H)
É a vitamina mais popular na ajuda contra queda de cabelo. Esta vitamina é parte do complexo B e tem sido comprovada para evitar a queda de cabelo. Outro benefício da biotina é que ele ajuda a evitar os indesejáveis cabelos brancos. Pode ser encontrada no leite e na gema.
2. Ferro
A falta de ferro no organismo não provoca apenas a anemia, mas também contribui para a queda dos cabelo. As pessoas que têm deficiência de ferro pode ter a queda de cabelo acentuada. Aumentar a ingestão de ferro promove uma mudança significativa no crescimento do cabelo.
3. Vitamina B
É comum encontrarmos esta vitamina como ingredientes de shampoos, essa vitamina da família do complexo B, também ajuda na perda de cabelo, uma vez que fortalece os folículos capilares tornando-o menos propenso a perdas e danos. Comer alimentos com teor de vitamina B vai aumentar o crescimento do cabelo e reduzir a sua queda.
4. Zinco
Abundante em carnes vermelhas, pode reverter qualquer problemas no couro cabeludo. Outro benefício do consumo de zinco (para aqueles que sofrem de deficiência de zinco), é que estimula a vida sexual. . Esta vitamina não só garante um cabelo mais bonito, mas também promete resultados na cama.
5. Anti-Oxidantes
Anti-oxidantes, mais popularmente conhecido como vitamina A, C e E, tais vitaminas são geralmente tomadas para ter uma pele mais bonita.Esta vitamina além de promover uma pele mais saudável, evita a queda de cabelo e estimula o crescimento dos fios, pois ajuda a eliminar as toxinas do organismo além de estimular o sistema imunológico.
6. Vitamina A
Embora seja parte do grupo de anti-oxidantes, a vitamina A quando tomado em excesso leva à queda de cabelo e uma vez que esta não é solúvel em água, pode ser fatal em alguns casos. Portanto, é aconselhável fazer o check up com um nutricionista para saber se esta sendo demais.
7. Proteína.
Comumente encontrada em carnes e aves, a proteína é mais um componente vital do cabelo. Na verdade, ela compõe 90% da estrutura do cabelo. Junto com vitaminas do complexo B. As proteínas também é um ingrediente comum encontrados em xampus, condicionadores e tratamentos capilares. Éuma das principais vitaminas que fazem o cabelo ficar forte e resistente contra danos.
8. Ácido Pantotênico ou Vitamina B5.
É mineral essencial para a saúde do couro cabeludo. É também um dos principais componentes das células no organismo e auxilia na conversão do alimento em energia. os folículo de nossos cabelo podem começar a cair sobre na falta desse nutriente em nosso corpo que também resulta em prisão de ventre e outras doenças. Pode ser encontrado encontrada na carne de fígado, milho, abacate, frango, ovos, leites e cereais.
Para quem deseja cuidar da saúde de cabelos, uma dica é investir em polivitamicos, pois estes oferecem estas vitaminas:
-
Centrum - Oferece vitaminas de A à Zinco.
-
Emulvit - Polivitaminico.
-
FDC Hair - É um complexo vitamínico rico em vitaminas (biotina, ácido pantotênico, inositol, vitamina A, outras vitaminas do Complexo B) e minerais (ferro, zinco, iodo etc.) que fortalecem os cabelos evitando a sua queda precoce, deixando-os saudáveis.
-
Haar Intern - É um preparado com fundamento biológico vegetal, para estimulo e renovação dos cabelos, bem como para a melhora de sua estrutura. ( Este produto testando no momento)
Este são alguns que conheço, quem souber de outros,e quiser compartilhar deixe um coment. ok?!! Ah,Lembre se também de consultar um nutricionista ou médico apesar dos remédios ser apenas vitaminas o ideal e consultar estes profissionais.
Além de cuidar da saúde dos cabelos por dentro, existe vários produtos que combatem a queda por fora.